Fermento para Tempeh

Mapa Mundi

domingo, 18 de maio de 2014

Perguntas & Respostas

<h1> Perguntas e Respostas:</h1>

P e r g u n t a s

1)  Como faço para adquirir o fermento?

2)  Quantos dias o fermento pode ficar fora da geladeira?

3)  Posso colocar o fermento no congelador?

4)  Qual a proporção de fermento e soja?

5)  Preciso cozinhar a soja e quanto tempo?

6)  Porque preciso secar a soja depois do cozimento?

7)  Poço fazer o tempeh sem estufa?

8)  Você também vende a estufa?

9)  Qual o material da estufa?

10)  Porque colocar um termostato se eu já tenho um       termômetro?

11)  Meu tempeh ficou parecendo uma pasta e com um cheiro       forte, porque isso aconteceu?

12)  Em quanto tempo fica pronto o meu tempeh?

13)  Depois de pronto o que devo fazer?

14)  Como consumi-lo, ou seja, como preparar pratos com tempeh?

15)  Qual a quantidade de tempeh pode ser consumida diariamente?

16)  Existe algum perigo em fazer tempeh em minha própria       residência?

17)  Porque o saquinho plástico precisa ser furado?

18)  Posso reaproveitar os saquinhos plásticos?

19)  Meu tempeh ficou com alguns pontos escuros, devo       descarta-lo?

20)  Como fico sabendo se meu tempeh estragou?

21)  Qual a textura e o cheiro do tempeh depois de pronto?

22)  Há algum problema em deixar algumas raras películas da       casca da soja?

23)  Você teria uma dica de receita fácil e rápida de preparar?

R e s p o s t a s

01-R: Basta entrar em contato por E-MAIL ou através do CHAT :(proteinavegetal@bol.com.br) informando o seu CEP e quantidade que deseja.

02-R: Pode ficar vários dias fora da geladeira desde que isento umidade, ao recomendar que "guarde o fermento em pote com tampa na parte inferior da geladeira" isso é para aumentar o tempo de vida útil do fermento pois se bem armazenado a validade passa de 06 meses recomendo o uso de sachês contendo "sílica gel" isso ajuda a desumidificar o interior do frasco.

03-R: Não, guarda-se no congelador apenas o tempeh depois de pronto.

04-R: Para cada 250gr de soja cozida use 01 colher de chá ou (5 gr)de fermento.

05-R: Sim, até que a soja fique no ponto ( ao dente ) Na panela de pressão costumo cozinhar por 10 minutos a partir do ponto em que a panela começa a chiar, depois disso apago o fogo e mantenho a panela fechada por mais 15 minutos.

06-R: Depois de cozida a soja deve ser seca em tecido de algodão ou com secador de ar, para que, ao fazer a inoculação o fermento se espalhe de forma homogênea por todos os grãos da soja e também para que não haja excesso de umidade dentro do saquinho plástico.

07-R: Apenas nas regiões do pais onde a temperatura oscila em torno de 28 e 30 graus, mas isso não exclui a necessidade de monitoramento periódico.

08-R: Não, mas posso orienta-la a fazer sua própria estufa.

09-R: O material da estufa não importa tanto o que importa é o fator temperatura (28 a 30) graus uma pequena abertura lateral para a troca de oxigênio.

10-R: Com um termostato a estufa vai funcionar automaticamente, sem a necessidade de monitoramento.

11-R: Estes são sinais de que houve grande variação de temperatura, isso pode ser tanto para mais de 32 graus como para menos de 28 graus.

12-R: O termino do processo dura aproximadamente 24 horas.

13-R: Depois de pronto, aconselho você a cozinhar o tempeh na panela de vapor ou algo similar como a panela de cuscuz.

14-R: Existem varias receitas neste blog e você pode consulta-las, caso tenha dúvidas pergunte.

15-R: Uma recomendação importante é que o tempeh sendo um alimento cujos nutrientes se encontram de forma (concentrada) por isso que aconselho você usa-lo nos pratos com uma certa parcimônia. Quando for fatia-lo faça fatias finas com (4 mm) de espessura.

16-R: Seguindo-se a técnica de preparo não existe nenhum perigo em preparar tempeh em sua própria residência; para maiores esclarecimentos recomendo que leia a matéria:Qualidade Nutricional

17-R: Os sacos plásticos precisam ser perfurados com agulha e com espaçamento 1cm entre os furos para que haja entrada de oxigênio.

18-R:Sim

19-R: Não, é normal que isso aconteça, apenas recorte a parte que ficou escura e pronto.

20-R: Algumas características apontam que o seu tempeh não esta próprio para consumo: A primeira delas é o cheiro acentuado de amônia. A segunda característica é a coloração, pois a cor natural do tempeh é ligeiramente branca e por ventura alguns pontos escuros. Então se aliado ao cheiro forte estiver com uma coloração voltada para os tons de rosa ou verde, seu tempeh passou do ponto e está impróprio para consumo. O tempeh estragado deve ser picado em pequenos pedaços e descartado no lixo orgânico (composto) se você faz compostagem com seu lixo orgânico terá um excelente adubo e suas plantas vão adorar.

21-R:O tempeh após 24 horas de incubação, fica com uma coloração branca ( igual as fotos que estão no site) uma textura firme e um aroma agradável, característico e sem igual.

22-R:Sendo poucas, não tem nenhum problema.

23-R:Gosto de fazer tempeh em forma de bifes (finos "4mm") de espessura com cebola e tomate. Coloco num tapwer: ( azeite de oliva + tempero completo de copinho + pimenta do reino moída com cominho ) misturo bem e com um pincel de cozinha vou passando no bife de ambos os lados e deixo marinando por 10 minutos. Ele deve ser frito com frigideira antiaderente, pois neste caso não gruda e não precisa colocar óleo na frigideira. Assim que os bifes estiverem bem dourados você coloca algumas fatias de cebola e as rodelas de tomate e abafa com uma tampa de panela. Ops: Um segredinho, assim que colocar a cebola e o tomate coloque também um pouquinho de água e tampo, está é uma técnica que vai deixar os ingredientes com uma cor caramelizada. Atenção: (cuidado para não queimar) e no lugar da água você pode colocar um pouquinho de cerveja ou vinho, fica muito bom.

24-R:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta aqui!